Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder - Episódio 5
- mindinmaia
- 23 de set. de 2022
- 5 min de leitura

A cada novo episódio, para quem leu as obras do mestre Tolkien, espera as grandes situações e acontecimentos em seu universo.
De cara, esse episódio foi um dos mais fracos de todos, até agora. Foi um episódio morno, com poucos acontecimentos interessantes.
Porém, pouco não é nenhum, e sim, houveram informações relevantes para o andamento da temporada.

Destaco o Estranho 1, o "homem meteoro” (Vai entender o porque já já do estranho ser quantificado com o 1).
O mesmo continua sendo um mistério, porém agora sabemos que os elementos da natureza são de seus conhecimentos místicos, como demonstrado durante o episódio em seu combate com lobos.
Até ai, nada de novo. O mesmo já tinha mostrado manipular fogo, vento, mas agora teve a terra e o gelo, sacramentando seu domínio nos elementos da natureza.

O mesmo parece estar mais social diante dos Pés Peludos, ainda perdido, e sem um controle eficaz de seus poderes, porém começa a dar sinais, que sabe o que pode fazer, como mostrado na hora de se recuperar de um ferimento.
Mas o que mais me chamou atenção, foi seu fascínio pela lua. E uma frase bem estranha: “mais fácil no escuro”. Em um diálogo com Nori sobre a mesma achar mais seguro andar durante o dia.

No universo de Tolkien, podemos dizer que existe “a Sol”, e “o Lua”. Vou recordar um pouco desta história…
Depois que as Duas Árvores de Valinor foram destruídas por Melkor e Ungoliant, somente as estrelas de Varda iluminavam Arda. Yavanna, exercendo seu poder, cantou diante das Árvores Mortas, extraindo uma Flor de Prata e um único Fruto de Ouro, como diz no livro:
"Telperion produziu enfim, num galho sem folhas, uma grande flor de prata, e Laurelin, um único fruto d'ouro"
Manwë, O Rei Mais Antigo, os consagrou, Yavanna os deu a Aulë, que com seu povo, criou Vasos para abrigá-los e preservar sua radiância. Dois do povo dos Valar, os Maiar, foram escolhidos para os Guiar. Tilion, vassalo de Oromë e Arien, vassala de Vána.

À Tilion foi dado o dever de guiar a Lua, e à Arien, o Sol.
"Então Anar se ergueu em glória, e a primeira aurora do sol foi como um grande fogo sobre as torre das Pélori: as nuvens da Terra-Média acenderam-se, e ouviu-se o som de muitas quedas d'água. Então Morgoth ficou de fato atemorizado, e desceu às últimas profundezas de Angband, e fez sumirem seus servos, lançando fora grande fedor e nuvens escuras para encobrir sua terra da Estrela-do-dia"
A sol foi disposta como um sinal do Despertar dos homens e do esvanecer dos Elfos, mas a lua acalenta a memória deles.
Um ataque terrível ao Reino Sombrio de Morgoth foi o Advento dos dois astros. A Arien (a Sol) ele temia sumamente, a Tilion suas tentativas de ataque foram frustradas. O Maia da Lua sempre era atraído pelo Esplendor de Arien, a Sol, ambos guiam os Vasos ou, como fala noutra tradução, as Naves do Sol e da Lua e, desconfio, vivem num flerte eterno.
E isso faz com que toda vez que Arien (a Sol) surge trazendo o dia, Tilion (o Lua) vem logo atrás da Sol.
Pelo fato do Sol em Tolkien não ser um astro, e sim uma Maia, causa danos tanto a Melkor, Sauron e Orques. Por este motivo, não andam durante o dia. Já Tilion não tem o mesmo poder de Arien, e por isso não causam dano como a Sol, aos seguidores do senhor sombrio.
O fato do Estranho 1, ter admirado bastante a lua, pode significar que ele seja Tilion, que de alguma forma, caiu na Terra média, ou no mínimo, seja algum Maia que conheça a história de Arien e Tilion. Vamos aguardar o que a Amazon Prime Vídeo nos reserva sobre esse senhor Estranho com poderes elementais.

Agora vem o Estranho 2. Personagem que não diz uma palavra, porém se percebe que uma aparência de não ser das melhores, perseguindo o Estranho Homem Meteoro que esta caminhando com os pés peludos

Um ser que parece ter poderes místicos e sabe bem o que está fazendo. O que será que ele quer porque precisa procurar o Estranho? Não faço ideia.
Adar, indica que está passando por uma metamorfose, e que em breve também não poderá sair a luz do sol, sem sofrer danos, como acontece com ele até o episódio atual.

Adar sabe que Theo tem a Espada, onde revelou ser uma chave, que tornou os homens do sul em escravos, revelado por Arondir após recordar de já ter visto a “espada” mostrada por Theo, depois de ganhar sua confiança.

Galadriel, fazendo uma luta tipo filme de Jackie Chan, consideravelmente ridícula, para um Alto Elfo do porte dela, e toda a sua história e bagagem até ali. Podemos até relevar por ser um treinamento, mas acredito que ela merece mais respeito, e nem precisa reverenciar Míriel, como acontece.
Compreendo até o fato dela insistir na ajuda do “Lord Halbrand”, onde de “Lord” mesmo ele não tem nada. Um nobre que abandona o seu povo, não deveria mais ter o título de Lord.
Sabemos que ela precisa de toda ajuda possível para ir atrás de Sauron e do mal na Terra Média, porém gostaria de saber como ela sabe que o Halbrand ainda tem um povo a seu dispor, se é que o povo de Theo, Bronwyn e os outros na torre são realmente o seu povo.
O velho Waldreg convence alguns dos homens na torre a se aliarem ao mal, chegando a chamar Adar de Sauron, quando o encontra na antiga aldeia de onde saíram, e Adar acaba se irritando com o velho, mas ficando no ar se ele é ou não Sauron, o que faria sentido os Orques chamarem de “pai”, no episódio 04.
Gil-Galad se mostra um pessoa de certa forma diferente do que os livros parecem retratar, prepotente, dono da razão e tratando Durin e Elrond com certa inferioridade, mas explicando que sabe o que o Mithril, que são as luzes da Silmarilion, que ficaram presas nas rochas há seculos atrás, entre a batalha que acredito ter sido entre o Eönwë era o arauto de Manwë e um Balrog.
Eönwë foi o primeiro a receber Eärendil, fora de Tirion, quando este chegou em Aman procurando a ajuda dos Valar contra Morgoth. Quando Manwë decidiu atender à súplica de Eärendil, Eönwë foi enviado para a Guerra da Ira como comandante dos Vanyar.
Após o fim da guerra, Eönwë pegou as duas Silmarils restantes da coroa de Morgoth e as manteve em segurança.

E agora, sendo achada agora por Durin e os anões esse material tão precioso.
Depois de resumir um pouco do que foi este quinto episódio moderníssimo, o que fica é que a esperança para o sexto, tenha mais ação e prenda mais a atenção dos fãs do legendarium.
Confira, abaixo, o calendário de estreia de todos os capítulos de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder:
● Episódios 1 e 2: 1 de setembro às 22h ★★★★☆ 4/5
● Episódio 3: 9 de setembro à 1h ★★★★★ 5/5
● Episódio 4: 16 de setembro à 1h ★★★★★ 5/5
● Episódio 5: 23 de setembro à 1h ★★★☆☆ 3/5
● Episódio 6: 30 de setembro à 1h
● Episódio 7: 7 de outubro à 1h
● Episódio 8: 14 de outubro à 1h
Commenti