Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder - Episódio 4
- mindinmaia
- 19 de set. de 2022
- 4 min de leitura

Diante da última cena no episódio 3, um dos maiores hypes da internet, durante uma semana foi: “Quem é Adar”?
Magrot Adar (servos de mais alto escalão de Adar nas Terras do Sul) fala um pouco de si, neste quarto episódio, mas não deixa claro quem ele é (pelo menos não pra mim). Embora, podemos notar que ele também não é tão sanguinário e brutal quanto um Orque comum, pois vimos que há nele conhecimento do passado, e o mesmo relata que caminhou por essas terras no passado.
inclusive ele diz: “Desci aquele rio uma vez (de Beleriand), quando era jovem”. Relata as margens cobertas de “sálvia em flor”, que é uma espécie botânica de algum lugar que não me ajudou muito.

Os principais rios em Beleriand, na primeira Era eram o Sirion, Gelion, Narog, Aros, Esgalduin, Mindeb. Tirando o Gelion e o Narog, os demais ficam próximos de Doriath, Brethil, Neldoreth, locais possíveis de um Elfo Silvestre ter passado e navegado, já que o Adar está conversando com Arondir neste diálogo.
Logo ele não nasceu mal, acredito eu, e sim deve ter se tornado aliado de Sauron por algum motivo.
Teorias em teorias, algumas delas falam que ele pode ser Maglor.

Para quem não lembra, Maglor foi o segundo filho de Feanor, segurou uma das silmaril, porém suas más ações fizeram com que a jóia sagradas queimassem uma de suas mãos, o que corrobora para que Adar tenha apenas uma das mãos na luva, além dos cabelos negros, bem marcantes, já que seus irmão (Maedhros, Celegorm, Caranthir, Curufin, Amrod, Amras), como Maedhros, eram ruivos.
A lenda diz que ele ainda vagueia pelas margens do Mundo, após jogar a silmaril no mar, após o expurgo de Melkor, no final da primeira Era, e está cantando lamentos por seu desespero e arrependimento.
Das teorias que li, acho uma das mais plausíveis.
Adar é um personagem criado. E por ser criado, poderia sim, aproveitar esse gancho e fazer essa reviravolta, colocando Maglor como Adan.
Saindo de Adar e entrando em Númenor,
É sabido que alguns elfos têm a habilidade da previsão e premonição. Muitas vezes sem saber quando exatamente, mas conseguem prever indícios e sinais que daria o “start” no declínio de um reino, como é no caso da ilha de Númenor.

Como exemplo, quando Gandalf chega na Terra média, vindo das Terras Imortais, chegando nos Portos Cinzentos, é recebido por Círdan (um Elfo Telerin, um dos mais nobres daqueles que não foram transportados a Valinor, mas vieram a se tornar os Elfos-cinzentos), e o mesmo lhe entrega o Narya (um dos Três Anéis Élficos), e já lhe dizendo:
“ Tome este anel, Mestre” – disse ele –, “pois seus trabalhos serão
árduos; mas ele irá ajudá-lo na cansativa missão que você tomou para si, Pois este é o Anel de Fogo, e com ele você poderá reacender corações num mundo que se esfria. Mas, quanto a mim, meu coração está com o Mar,
e vou morar nas praias cinzentas até que zarpe o último navio.
Vou aguardar você.”
Logo, há de perceber que alguns Elfos, principalmente os Altos Elfos, tinham habilidades além do normal, até para a classe Élfica.

O que acontece também com Galadriel no Senhor Dos Anéis e me parece que neste episódio quatro de Anéis do Poder, fica claro que ela também tem essa Dom.
Através de escritos antigos dos numenorianos, já havia uma premonição do declínio, quiçá, extinção de Númenor através de sinais.

Um desses sinais foi o aparecimento de um Alto Elfo, que no caso foi a Galadriel. Um outro sinal, são as folhas da Árvore Branca (Nimloth) começarem a cair, como um sinal de desaprovação dos Valar contra Númenor e uma parte de seus cidadãos e atitudes.

Tudo isso, mostrado neste episódio, é conhecido pelos próprios Numenorianos, como mostra Míriel (Rainha Regente de Númenor), em conversa com Galadriel, e confirmado pelo Palantir (Um palantír é uma das várias bolas de cristal indestrutíveis. Do quenya palan, 'distante; tir, 'vigiar', os palantíri (plural de Palantir) eram usados para comunicação e para ver eventos em outras partes de Arda, sejam passados ou futuros.)
Reforçando que Regente é o título de um nobre que governa em nome de um Rei, Rainha, Lorde ou Lady, porque o governante legítimo é uma criança ou está incapacitado.
Como filha mais velha de Tar Palantir, Miriel era a rainha de direito de acordo com as novas leis de sucessão vigentes desde o reinado de Tar-Aldarion, mas foi obrigada a abdicar em favor de seu primo, Ar-Pharazôn, que usurpou o trono.
Mostra notoriamente uma Númenor dividida, entre os Fiéis e os que são contra tudo e todos, querendo colocar os Numenorianos acima até dos Valar.
O que abre precedente, e aqui é uma visão, especulação, particular, de que Sauron já deve estar em Númenor de alguma forma, inflamando os numenorianos contra os Valar, como dito no Silmarillion.

O mistério da espada encontrada por Theo continua. Porém percebemos que essa espada não é tão “secreta” assim. Principalmente quando o velho mostra marcas similares as de Theo, após começar a usar a espada e dando a entender que já foi possuidor, ou usou a mesma espada em algum momento, de certo modo, sabe que Theo a possui, e parece conhecer a história da espada.
Exceto pelos dois Durin coexistirem, que é enfatizado no diálogo no final do episódio, foi um episódio fiel aos escritos e acontecimentos de forma mais coerente até aqui dentre todos os quatro.
Confira, abaixo, o calendário de estreia de todos os capítulos de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder:
● Episódios 1 e 2: 1 de setembro às 22h ★★★★☆ 4/5
● Episódio 3: 9 de setembro à 1h ★★★★★ 5/5
● Episódio 4: 16 de setembro à 1h ★★★★★ 5/5
● Episódio 5: 23 de setembro à 1h
● Episódio 6: 30 de setembro à 1h
● Episódio 7: 7 de outubro à 1h
● Episódio 8: 14 de outubro à 1h
Comments