Crítica de Yu Yu Hakusho
- mindinmaia
- 19 de dez. de 2023
- 3 min de leitura
A Netflix lançou recentemente sua versão live-action de Yu Yu Hakusho, obra de Yoshihiro Togashi, renomado mangaká e criador de um dos animes e mangás mais populares e queridos. A trama gira em torno de Yusuke Urameshi interpretado por Takumi Kitamura, um delinquente que, após sacrificar sua vida para salvar uma criança, se torna um detetive do submundo, embarcando em mistérios e batalhas que transcendem os domínios humano, demoníaco e espiritual.
Para quem ainda não assistiu ao anime, a série pode não ser tão problemática. Contudo, para os fãs do anime e mangá, pode parecer uma tentativa apressada feita apenas para atrair a base de fãs existente. O próprio orçamento da produção parece não ter sido tão bem utilizado, principalmente em um CGI mediano pra ruim na maior parte do tempo. O reflexo principal disso é o personagem do Élder (Kenichi Takitō) um dos irmãos Toguro. Apesar de ser um grande fã da obra original, não sou contra adaptações em certos aspectos que funcionem melhor em mídias diferentes e a maneira como construíram o CGI deste personagem soa para mim como uma tentativa pouco inteligente de manter uma fidelidade a obra original que prejudica a caracterização do personagem no live-action.
Contudo, a trilha sonora e a fotografia proporcionam uma experiência mais obscura e noturna que funciona com a maneira que a produção tenta representar o mundo de Yu Yu Hakusho.
Os atores, no geral, também desempenham de maneira satisfatória seus papéis com destaque para Jun Shison e Shuhei Uesugi que interpretam Kurama e Kuwabara, respectivamente. No geral, os personagens estão bem representados nessa adaptação com exceção de Yusuke e Koenma, que não conseguem transmitir o lado cômico e divertido tão presente no anime e mangá. Seja pela decisão de manter o Koenma na sua forma adulta o tempo todo ou em um Yusuke sem risadinha, ambos ficaram devendo quanto a essa nuance de suas personalidades.
Isso impacta também na dublagem, que apesar da excelente decisão de manter os dubladores originais do anime, a falta de entrega dos atores nas cenas mais humoradas faz com que as frases e tiradas mais cômicas como "Rapadura é doce, mas não é mole não" soem fora de tom, diferentemente da obra original.
Mas, sem dúvidas, o aspecto que não consegui digerir é como pegaram elementos dos dois maiores arcos do anime e os juntaram de forma tão abrupta e acelerada. Entendo que não seja possível adaptar tudo fielmente, mas poderiam ter escolhido segmentos menores em vez de condensar tudo até o Arco do Torneio das Trevas e fazer uma série de apenas cinco episódios.
Ainda assim, as sequências de ação são realmente boas e muito interessantes de se observar. Os atores desempenham muito bem nas coreografias e abordagens adotadas para o estilo de luta de cada um. Destaque para o personagem do Yusuke nesse aspecto, que se assemelha muito ao jeito "Jackie Chan" de combate.
A narrativa tem um ritmo muito rápido, pois mostra muitas coisas ao mesmo tempo. Isso também torna difícil para qualquer pessoa se conectar com os personagens. Especificamente, me incomodou o pouco tempo de tela que a personagem da Genkai (Meiko Kaji) recebeu.
O arco de treinamento de Yusuke, uma das partes mais importantes, teve apenas alguns minutos de tempo de tela. Também vemos a transferência da esfera de onda espiritual logo após Yusuke começar o treinamento, e isso sem as dificuldades que o Yusuke original teve que enfrentar para obtê-la. Este período contribui muito para o desenvolvimento do Yusuke e merecia mais cuidado e tempo, que, infelizmente, não recebeu.
Por fim, a série poderia ter sido extremamente melhor, mas tudo que ela entrega é mediano. Contudo, se tivesse um orçamento melhor e mais episódios, poderia ter sido uma das melhores séries live-action. Também não acredito que haverá uma segunda temporada, mas se acontecer, espero que desta vez adaptem corretamente os últimos arcos.
Recomendo assistir a série para quem tem interesse em conhecer esta obra clássica tão importante mas sugiro ir diretamente para o anime depois de finalizada a série, pois somente assim você pode entender o quão incrível é Yu Yu Hakusho.
★★★☆☆ 3/5
コメント