Crítica de The Last Of Us
- mindinmaia
- 13 de mar. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 14 de mar. de 2023

A série de adaptação mais esperada do ano acaba de encerrar sua primeira temporada na HBO.
O nono episódio da primeira temporada de The Last Of Us teve seu último episódio exibido neste último domingo, 12/03/2023. Finalizando a primeira temporada da adaptação de um dos maiores jogos de PlayStation 3, console original do game.

The Last of Us é uma franquia de jogos eletrônicos de ação-aventura e survival horror exclusiva da PlayStation, criada por Neil Druckmann. A franquia é situada em um mundo pós-apocalíptico, com seres humanos hostis e criaturas canibais infectadas por uma mutação do fungo cordyceps.

A série objetiva a relação entre Joel (Pedro Pascal), um sobrevivente duro e cínico, e a jovem e impetuosa Ellie (Bella Ramsey) que se conectam pela dificuldade do mundo em que vivem. Juntos, eles enfrentam circunstâncias brutais e monstros impiedosos durante uma difícil jornada pelos EUA após um surto apocalíptico.
Desenvolvida por Craig Mazin, conhecido por seu trabalho na série da HBO Chernobyl, e Neil Druckmann, que escreveu e dirigiu o videogame.

Esperava-se que a série seguisse de perto o enredo do videogame, conhecido por seus personagens fortes, narrativa emocionante e sequências de ação intensas. E não errou a “mão” nisso.
Episódios dramáticos em sua maioria, mas dosados com momentos de muita ação e aventura, seguindo o enredo e a história do jogo.

Com episódios que puxavam mais para a narrativa entre os personagens e o universo que o game se passa, mostrando o melhor e o pior da raça humana com seus semelhantes. Guerras entre comunidades e grupos, não é incomum, mesmo em períodos em que a união faz muita diferença. Mas mostra episódios onde afetos e sentimentos brotam de locais onde não há esperança.

A HBO concluiu de forma divina esta primeira temporada. Não vai ser incomum, quem jogou o game, que existe em parte I e II, sentir falta de certos momentos mais tensos no game, que ficou de fora na série, por se tratar de algo que o game explora, que são certas dificuldades e itens, inimigos e locais para passagem dos personagens no jogo.
Na série, a relação humana foi o ponto chave. Mas não deixaram de fora cenas fortes que existem no jogo, retratadas e adaptadas na temporada de forma marcante e bem mais exploradas e estendidas.

Cenas marcantes, diálogos emotivos, momentos tensos, de suspense, não faltaram nesta primeira temporada.
Um ponto interessante é que a dublagem é muito coerente com a personagem da série. Onde Ellie, que além de personagem principal, também é o alivio cômico da série com seu humor e piadas, muitas vezes com “humor negro”, que ganhou um casamento perfeito na voz da dubladora Luiza Caspary.

No geral, a série The Last of Us, parte I foi altamente aguardada pelos fãs do videogame e espera-se ansiosamente pela parte II, já que existe a continuação do game original para PlayStation 4, e que continue dando vida ao mundo e aos personagens do jogo, no mínimo, com a mesma qualidade e bom gosto com a da primeira temporada.
Até o momento, a segunda temporada de The Last of Us não possui uma data de estreia definida.
No entanto, podemos especular quanto tempo teremos de esperar de acordo com o tempo de filmagem da primeira temporada.
Caso a produção seja semelhante ao primeiro ano, o tempo de filmagem mais pós-produção deve girar em torno de 18 meses. Assim sendo, a estreia aconteceria no final de 2024, ou, caso queiram seguir o padrão, janeiro de 2025.
★★★★☆ 4/5
تعليقات