Crítica de Super Pumped: A Batalha Pela Uber
- mindinmaia
- 9 de jul. de 2022
- 3 min de leitura

Como ter uma grande ideia, revolucionar o mercado e ir do céu ao “inferno” em 7 episódios? Basta assistir Super Pumped: A Batalha pela Uber. Um seriado que fala sobre a ascensão e “queda” de Travis Kalanick. Um dos dois fundadores da Uber.
O primeiro episódio estreou em fevereiro de 2022, pela Showtime.
Mas está disponível na Paramount+ e Amazon Premium, a série completa.
Mostrando como uma verdadeira startup tem que ser: “ Surgir com uma ideia que resolva o problema das pessoas”. No caso da Uber, não necessariamente "resolve" um problema. E sim, abrir uma nova janela, um novo mercado, para locomoção de pessoas. Já que em muitos locais do Estados Unidos, existe, em certos horários, uma dificuldade de se conseguir táxis.
Não diferente de muitas startups que surgem os primeiros boatos em São Francisco, na Califórnia , uma empresa de transporte de passageiros, lá em 2010, 2011, denominada de UberCab.

Com a premissa de conectar passageiros a motoristas disponíveis na plataforma, que te leva de um ponto A, para um ponto B, com um click! Onde, em tempo real, você observa a chegada do seu motorista, sabe o nome dele, placa do carro e o valor do trajeto.
No começo de tudo, os carros tinha um certo padrão, assim como o serviço
Estamos falando de 2010,2011. Um meio de locomoção, onde você tem todas as informações, sem precisar nem conhecer a cidade e conseguir se locomover para todos os lugares, bastando ter um celular, internet e cum cadastro, logo se tornou a “hype” do momento. e assim como acontece com muitos produtos pioneiros, até hoje, transporte por aplicativo, apesar de haverem várias empresas, muitos ainda dizem “Vou chamar um Uber”, com alguém diz que vai comprar Gillette, se referindo a lâmina de barbear.
Logo o Ubercab caiu no gosto popular e fizeram de seus fundadores Travis Kalanick, interpretado pelo ator Joseph Gordon-Levitt e Garrett Camp, interpretado por Jon Bass, além de seus investidores, e alguns funcionários do Staff da Uber, com vários dígitos de há mais na conta.

Super Pumped: A Batalha pela Uber, trata de negócios. Business puro. Para quem gosta de inovações e tecnologia, basta sentar em uma poltrona ou sofá confortável e dar play.
Apesar da série focar mais na trajetória de um dos seus fundadores, Travis Kalanick. Também fala de tecnologia, mesmo não sendo, o foco da série.
Conflitos internos, externos, alianças, traições e principalmente bastante ambição e ego, do Sr. Kalanick, são bem evidentes durante os episódios.

A série traz também um pouco do lado machista nas empresas de tecnologia. Onde assédios, falta de ética, descanso, e humilhação com as mulheres, principalmente, não eram incomuns. E é mostrado que com a Uber não foi diferente.
Por vezes amando, às vezes odiando, tanto a empresa e sua cultura, como seu gestor e staff. Com episódios longos, lhe proporcionará horas de egos, luxúria e obstinação, que tem em todas as empresas que são alvos de tudo e de todos. Que são pioneiras de mercado e querem deter seu posicionamento. Muitas vezes de forma não muito ética e passando por cima de quem precisar para vencer..

Compondo o elenco, ainda temos Kyle Chandler (Como Bill Gurley), Uma Thurman (Como Arianna Huffington), Babak Tafti(Como Emil Michael), Annie Chang (como Angie You), além de outros.
Uma série que vai prender você, seja pela curiosidade de como as coisas são resolvidas no “back office” da empresa, ou seja, pela experiência de vivenciar, como se chega do nado ao topo, e vice versa.
★★★★☆ 4/5
Comentarios