top of page
  • TikTok
  • Twitter
  • Branca ícone do YouTube
  • Instagram

Crítica de Air: A História por Trás do Logo

  • mindinmaia
  • 29 de mar. de 2023
  • 2 min de leitura


Air: A História por Trás do Logo, que terá sua estreia em 06 de abril de 2023, trás a negociação que tornou a Nike uma marca potencialmente famosa e uma das mais conhecidas no mercado esportivo mundial, principalmente na NBA.



Com um elenco repleto de atores e atriz de peso cinematográfico, dignificando ainda mais obra, Air tem em seu elenco "simplesmente" Ben Affleck (como Phil Knight), Matt Damon(como Sonny Vaccaro), Viola Davis (como Deloris Jordan), Chris Tucker (como Howard White), Jason Bateman (como Rob Strasser) e Marlon Wayans (como George Raveling).



Affleck além de atuar, também é diretor. Com Amazon Studios como uma das co produtoras (o que deixa uma quase certeza que provavelmente deve estrear no catálogo da Amazon Prime muito em breve), é contada a história de uma das maiores negociações do esporte (NBA), que mudou, não só a história da Nike, da família Jordan e também do mercado esportivo e seus contratados, mas também salvou todo um departamento esportivo e as carreira de muitos “staffs”.


Em 1984, começa um “namoro”, muito pelo lado da Nike, pelo futuro astro do basquete, recém descoberto na época, ninguém menos que Michael Jordan.



Com concorrentes no mercado esportivo como Adidas e Converse, e sem muito expressividade na NBA e no basquete em geral Americano, A Nike, pela audácia de Sonny Vaccaro, que quebra regras e coloca, não só sua carreira em risco, mas também todo o departamento, seus funcionários, diretores e CEO.


Essa disputa, onde a mais improvável das marcas, que de longe, nem era a preferida do jovem Michael Jordan, trabalha para assinar com um promissor astro.



Com cenários, no mínimo, riquíssimos em detalhes. Desde diversidade de locais, como casa e empresas, além de carros, computadores, roupas, e claro, tênis!


Década de 80, era uma época, que, para uma marca esportiva vender seus produtos, prioritariamente tinha que ter um grande astro esportivo, como “garoto propaganda”, associado à marca e ao produto em questão.


Com adição de músicas que hoje são clássicas, mas era o hype do momento, promove um glamour e uma imersão ainda maior ao filme, que mesmo tendo seu foco empresarial, não deixa, suas quase duas horas enfadonha e monótona. Concordo que nem todo o público vai se conectar com a história e o enredo. Porém, abrilhanta ainda mais para quem gosta de negócios, designer, marketing e como um trabalho em equipe, de todo o setor e seus envolvidos, faz toda a diferença.



Affleck não foi só meticuloso e detalhista com cenários e figurino, como também com um enredo que "prende" a atenção dos espectadores, dando um certo “ar” de “suspense” ao drama, que mesmo com uma história com cara de documentário, passa longe disso.


Air é todo focado na “briga” por Jordan pelas marcas esportivas em meados dos anos 80, com pouquíssimas menções a algo fora deste cenário.


★★★☆☆ 3/5








Comments


Envie-nos seu feedback
Avalie-nosRuimJustoBomMuito bomExcelenteAvalie-nos

Obrigado pelo envio!

bottom of page